1

Projeto da Unesp discutirá com alunos da rede municipal a importância da preservação de prédios históricos

 

Por que o Parque Ecológico “João Domingos Coelho” é conhecido como “Buracão”? Em Assis, o transporte já foi feito por trens? Para que servem documentos antigos? Responder a essas e muitas outras perguntas é um dos objetivos do projeto Guardar pra quê? Por que guardou? “, desenvolvido pelo Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa- CEDAP da Unesp /Assis , e coordenado pelo professor Ronaldo Cardoso Alves.

Nesta etapa do projeto, foram selecionados alguns locais significativos para a história do município.

O projeto teve inicio em 2019, a principio voltado a trabalhar a valorização dos documentos históricos com os estudantes da rede municipal de Assis. Em 2020, então sob a coordenação do Profº Ronaldo, ampliou seus objetivos, passando a abranger a formação dos professores, bem como o desenvolvimento de material didático-pedagógico que será disponibilizado para as escolas.

Para o coordenador do projeto, que acumula vasta experiência na formação de professores e no desenvolvimento de                           projetos semelhantes, “iniciativas como esta possibilitam que os     estudantes do ensino fundamental aprendam como a História é um conhecimento importante para dar sentido à sua própria vida, pois estudam a História de sua própria cidade e a forma como se dá a construção do conhecimento histórico, por meio de documentos e investigação científica. Assim, a Universidade se relaciona com a escola de forma prática, pois a ação extensionista possibilita que os estudantes universitários façam pesquisa e demonstrem aos alunos da escola básica como é feita a pesquisa histórica em um Centro de Documentação como o CEDAP, ou em outros acervos como o de jornais, por exemplo, tornando visível a função pública da História.”

O projeto teve aprovação para sua continuidade em 2021 e conta, mais uma vez, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Assis, além da participação e envolvimento de alunos da Unesp, fundamentais para o sucesso da proposta.