Santa Casa adota o emprego de robô em cirurgias ortopédicas

image_pdfimage_print

A Santa Casa está introduzindo o uso de robô em seu Centro Avançado de Ortopedia para cirurgias ortopédicas.

Com recursos diferenciados e tecnologia robótica de última geração, o recurso agrega segurança e proporciona melhores resultados em procedimentos como a colocação de próteses de joelho e quadril.

Desde sua implementação pela equipe do médico André Rensi de Mello, três cirurgias já foram realizadas com sucesso completo no hospital.

Uma das principais vantagens é a capacidade de realizar procedimentos menos invasivos, promovendo uma recuperação mais rápida para os pacientes.
No sistema robótico, o planejamento da cirurgia é feito com a leitura da região do corpo do paciente que será operada, transformando em imagens 3D e digitalizando, em tempo real, as estruturas ósseas. Essa tecnologia atua como um “mapa de navegação” para o cirurgião, que manipula o equipamento robótico e verifica, em tempo real, a precisão dos procedimentos.

De acordo com a provedora da instituição, Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade falou sobre este saldo de modernidade da Instituição, “as cirurgias ortopédicas assistidas por robôs são procedimentos seguros, apresentando menor risco de infecções e aprimorando o posicionamento das próteses. Isso contribui para resultados clínicos mais satisfatórios, melhorando a recuperação das funções e aumentando a durabilidade das próteses. Além disso, essas cirurgias reduzem o tempo de internação e a dor no pós-operatório, diminuindo a necessidade de uso de medicamentos opióides”.

Botão Voltar ao topo