Santa Casa alerta sobre a importância da identificação precoce do câncer de colo de útero
A oncologista Laísa Silva, que atende no Centro de Especialidades e Diagnósticos da Santa Casa – Unidade Europa, destaca os principais fatores de risco, sinais de alerta, a relevância do diagnóstico precoce e os tratamentos disponíveis.
De acordo com a especialista, o câncer de colo de útero é causado, na maioria dos casos, poir infecção persistente pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano).
“É fundamental que as mulheres entendam que a prevenção é o melhor remédio. O exame de Papanicolau é um aliado poderoso na detecção precoce de alterações nas células do colo do útero, que podem evoluir para o câncer se não tratadas a tempo”, explica.
A médica cita ainda a importância da vacinação contra o HPV, que está disponível gratuitamente pelo SUS para meninas e meninos a partir dos 9 anos. “A vacina é uma forma segura e eficaz de prevenir os tipos de HPV mais associados ao câncer”, atesta.
“Quanto mais precoce detectarmos a doença, maior a chance de cura. É um dos cânceres mais preveníveis que a gente tem. Tanto por conta da vacina, quanto pelos exames, conseguimos uma taxa de cura de até 100% quando identificamos em estágios iniciais”, disse.
Atendimento especializado
A Dra. Laísa Silva realiza atendimentos no Centro de Especialidades e Diagnósticos – Unidade Europa, onde há estrutura qualificada e acompanhamento humanizado para pacientes oncológicos, com foco na detecção precoce, tratamento e seguimento contínuo da doença.
Informações e agendamento: (18) 99712-9969 (WhatsApp).