Santa Casa de Assis assume a gestão do Ambulatório Médico de Especialidades de Botucatu
Na semana passada a Santa Casa de Assis, que desde 2012 é uma Organização Social de Saúde – OSS- assumiu a gestão do Ambulatório Médico de Especialidades de Botucatu.
Este é o terceiro AME no Estado sob a gestão da OSS assisense, que venceu em fevereiro deste ano o chamamento público da Secretaria de Estado da Saúde para cumprir a tarefa.
A OSS Santa Casa de Assis gerencia o AME de Assis desde 2013 e em 2017 também assumiu a unidade de Ourinhos.
Para a Diretoria Executiva da Instituição, o gerenciamento eficiente, de qualidade e personalizado praticado na área hospitalar e no AME de Assis foi decisivo no avanço da gestão ambulatorial. Posteriormente, com a administração do AME Ourinhos, a Santa Casa de Assis estabeleceu um padrão e consolidou sua expertise de gestão, visto que o contrato firmado com o Governo do Estado estabelece metas quantitativas e qualitativas. Entre os resultados obtidos se destacam os índices de aproveitamento de vagas e de absenteísmo, no qual os AMEs gerenciados figuram entre os 10 melhores do Estado.
Após assumir o AME de Botucatu, a OSS iniciou a implantação do seu modelo de gestão em saúde, incluindo o cumprimento de 100% das metas de atendimento, estruturação de processos e desenvolvimento do potencial humano, valorização do Serviço de Atendimento ao Usuário –SAU/Ouvidoria como ferramenta de gestão e foco no paciente com informação, respeito e humanização. Em sua proposta de gestão ambulatorial a Santa Casa de Assis ainda destaca a importância das ações do AME Botucatu aos objetivos do Departamento Regional de Saúde – DRS VI BAURU, assim como as necessidades dos municípios referenciados das regiões de Bauru e Jaú. Além do atendimento ao paciente, o AME Botucatu também irá colaborar com a rede da atenção básica, por meio dos projetos de matriciamento e humanização.
Histórico – O despacho do secretário de Saúde do Estado, declarando a Organização Hospitalar Assisense vencedora do Chamamento Público para gestão do Ambulatório Médico de Especialidades – AME Botucatu foi publicado no Diário Oficial em 9 de fevereiro. Para a transição de gestão a secretaria compôs uma comissão com profissionais indicados pela Organização gestora anterior e pela OSS Santa Casa de Assis.
O AME Botucatu foi inaugurado em 2018, sendo uma unidade ambulatorial de alta resolubilidade em diagnóstico e orientação terapêutica para 20 especialidades médicas e seis não médicas. Enquanto Ambulatório Médico de Especialidades seu objetivo é garantir acesso a serviços de média complexidade para a população, de maneira integral, rápida e com resolubilidade. São realizadas na unidade, consultas médicas, não médicas, exames de diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.