Santa Casa emprega técnica de radiofrequência em cirurgia de varizes pela primeira vez

image_pdfimage_print

 

A Santa Casa de Assis acomodou na semana passada, pela primeira vez, uma cirurgia de varizes via radiofrequência, realizada pelos médicos cirurgiões vasculares , José Antônio Cotrim Júnior e Leonardo Ruiz Casemiro, o anestesista, Fernando Mendonça, a auxiliar em instrumentação, Cristina Aparecida Pereira Thomé, a enfermeira, Silvana Aparecida Barizon e a auxiliar em enfermagem, Magda Regina dos Santos, com o acompanhamento dos técnicos da empresa Medtronic Suprimed.

Segundo os médicos, esta cirurgia implica no uso do aparelho modulador de radiofrequência e um cateter que é introduzido no interior do vaso de interesse, guiado via ultrassom. Este dispositivo libera um calor que desencadeia uma lesão no interior do vaso, fazendo com que se forme uma cicatriz e não circule mais sangue por ele. Com o passar do tempo, esse vaso é reabsorvido pelo corpo e desaparece.

O procedimento é indicado quando surgem sintomas nas veias safenas magna e parva, bem como as veias perfurantes das pernas e pode ser realizado em pacientes que necessitem tratar das varizes (qualquer idade ou sexo em que tenha indicação médica). Por ser uma cirurgia menos traumática e invasiva, o paciente se recupera em menos tempo e pode retornar mais breve às suas ocupações.

Ainda de acordo com os médicos, sempre que o paciente sentir dores nas pernas ou desconfortos no final da tarde e perceber o surgimento de vasos nas pernas, é altamente recomendável procurar a ajuda de um especialista vascular. O agendamento de avaliação na Santa Casa, por exemplo, pode ser feito pelos telefones (18) 3302-3355 ou 99712-9969.

Botão Voltar ao topo