Santa Casa inicia nova etapa para captação de córneas em parceria com o Banco de Olhos de Marília

Instituição dará início aos treinamentos para implantação do serviço

image_pdfimage_print

A Santa Casa de Assis recebeu sexta-feira passada (8), a visita da médica oftalmologista Fabiana Paris, coordenadora do Banco de Olhos do Hospital das Clínicas da Famema, de Marília, para o início de uma parceria voltada à conscientização e captação de tecidos oculares, especialmente córneas. A iniciativa marca uma nova etapa para a instituição, que se prepara para implantar o serviço a partir do dia 1º de julho.

O encontro também contou com a presença do oftalmologista da instituição assisense, Victor Andrighetti, das enfermeiras coordenadoras da Santa Casa e demais profissionais representantes do Hospital das Clínicas da Famema de Marília.

Durante a reunião, foram alinhadas as primeiras ações do projeto, que incluem treinamentos e orientações às equipes e sensibilização sobre a importância da doação de córneas para devolver a visão a pacientes que aguardam na fila de transplantes.

“Estamos iniciando uma nova etapa de um trabalho envolvendo a Santa Casa para a conscientização da captação de córneas. O intuito é ajudar pessoas a voltarem a enxergar. Vamos passar por treinamentos e, se Deus quiser, no dia 1º de julho daremos o pontapé inicial nesse serviço”, comentou o gerente de Serviços Hospitalares da Santa Casa, Edmar de Oliveira.

“Estamos à disposição da Santa Casa de Assis, em nome do Banco de Olhos de Marília, para auxiliar no que for necessário, treinar as equipes, esclarecer dúvidas e sensibilizar sobre esse serviço tão importante. A Santa Casa tem um grande potencial e pode contribuir muito para o aumento das doações de tecidos oculares, como córneas e escleras, utilizadas em cirurgias. Quem se beneficia diretamente disso é a sociedade, devolvendo a visão a pessoas que necessitam”, afirmou, por sua vez, Fabiana Paris.

Segundo a médica, o Banco de Olhos atuará oferecendo suporte técnico e acompanhamento durante todo o processo de implantação do serviço, fortalecendo o trabalho conjunto em prol da humanização e da ampliação do acesso aos transplantes. A parceria irá beneficiar diretamente pacientes que aguardam por uma nova oportunidade de enxergar.

A implantação do serviço reforça a atenção que a Santa Casa de Assis vem dedicando à saúde oftalmológica. Neste ano, a instituição deu início ao programa de residência médica em Oftalmologia, em parceria com o Instituto de Oftalmologia de Assis – IOA e o Instituto Suel Abujamra – ISA, ampliando a formação de especialistas e fortalecendo a assistência oftalmológica oferecida à população regional.

Botão Voltar ao topo