1

Santa Casa pode assumir a gestão da Unidade de Pronto Atendimento

 

A prefeitura está empenhada em promover mudanças na gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por isso nesta segunda-feira (10), a prefeita Telma Spera se reuniu com os prefeitos Fredie Nicolau (Pedrinhas Paulista), Sergio Quejo (Florínea) e Donizete Lima (Platina), municípios atendidos por aquele serviço, para debater a transferência da gestão da unidade, atualmente aos cuidados da Fema – Fundação Educacional do Município – para a Santa Casa,  proposta que será apresentada ao Conselho Municipal de Saúde.

A Santa Casa já tem convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Assis. Além de sua experiência na assistência à saúde, também mantém um convênio para prestação de serviços na Rede de Urgência e Emergência, especialmente na retaguarda médica à UPA, que atende habitantes de Assis e também de municípios vizinhos, conforme compromisso da Rede de Urgência e Emergência organizada para a microrregião de Assis, sob a direção da DRS IX.

Segundo nota da assessoria da prefeitura, com a gestão da Santa Casa, a expectativa é:

✔ Atendimento mais ágil;
✔ Maior integração entre a UPA e os municípios, garantindo mais eficiência no encaminhamento de casos graves

“Nosso objetivo é garantir um atendimento de saúde mais eficiente e estruturado. A Santa Casa tem expertise na área e essa parceria pode trazer benefícios significativos para toda a população”, prevê a prefeita Telma Spera.

Compromisso com a saúde regional
Durante a reunião, os prefeitos das cidades vizinhas destacaram a importância dessa mudança para a qualificação dos serviços de saúde na região e reforçaram que a transição será realizada com planejamento e responsabilidade, priorizando a qualidade e a continuidade dos serviços prestados à população.

Situação atual da gestão da UPA
A FEMA – Fundação Educacional do Município foi notificada sobre a mudança no dia 5 de fevereiro e, em 10 de março, a oficialização do processo será concluída.

O contrato com a FEMA tem validade até 9 de março de 2025 e, até essa data, a fundação seguirá responsável por todas as atividades e serviços da UPA.