Santa Casa realiza sua primeira crurgia cardíaca aberta
O procedimento é um marco histórico, sendo o primeiro do tipo realizado na cidade e região
Este sábado (9) foi realizada com sucesso a primeira cirurgia cardíaca aberta na Santa Casa de Assis, que possibilitou a troca da válvula aórtica por uma moderna prótese. Devido à natureza e complexidade do procedimento foi necessária a utilização de um equipamento de circulação extracorpórea (cec) que substitui, temporariamente, as funções do coração e dos pulmões realizando-os de forma mecânica.
Este equipamento de última geração permitiu que toda a equipe de médicos cirurgiões cardiologistas implantasse, com segurança, uma válvula orgânica projetada por bioengenharia que tem uma durabilidade excepcional de longo prazo na vida do paciente.
A equipe clínica foi composta pelos médicos cardiologistas, Bruno Ferrari, Freddy Moscoso e Nina Azevedo e na equipe cirúrgica atuaram os médicos cirurgiões cardiovasculares, Rômulo Cesar Arnal Bonini, Ricardo Fabian González Fiandro, José Vieira Zarate, a perfusionista Lilian Celia Pereira Zarate, a Instrumentadora Erika Cristina B. Martins e os anestesistas Paulo Mendonça e Victor Mendonça.
A equipe de enfermagem foi supervisionada pelas enfermeiras Fernanda Caroline Correia Sousa, Flavia Malar, Rita de Cassia Faria Barchi e Tatiane Cristina de Souza e o procedimento também contou com a participação da fisioterapeuta Karen Ladeira, da farmacêutica Camila Nucci e da biomédica Alessandra Lima, com a coordenação assistencial de Edmar Luis de Oliveira e de todas as equipes minuciosamente organizadas para o completo êxito do procedimento.
O paciente se recupera muito bem e tem sua alta hospitalar prevista já para os próximos dias, durante esta semana.