Simpósio na Unesp discute questões entre vida e morte

image_pdfimage_print

O objetivo do II Simpósio “Os Nós da Finitude: Luto, Suicídio e Cuidados Paliativos”, que a Unesp organiza em seu campus nesta quinta e sexta-feira (19 e 20),  é promover o debate sobre os desdobramentos da relação do ser humano com a morte a partir de um olhar interdisciplinar da Psicologia, junto com as várias áreas das Ciências Humanas e da Saúde.

Segundo as organizadoras, professoras Diana Pancini de Sá Antunes Ribeiro, Mariele Rodrigues Correa e Mary Yoko Okamoto, do curso de Psicologia da Unesp, campus Assis, a consciência da finitude é comum a todos e é a partir dessa relação com a morte que o ser se subjetiva e tece sentidos para a existência.

Segundo elas, na relação entre vida e morte, alguns ‘nós’ podem embolar e emaranhar a subjetividade das perdas simbólicas, como o luto pela perda de pessoas significativas, a terminalidade da vida, ideações, comportamentos suicidas ou autodestrutivos, processos de morte e de morrer.

Todas estas questões que envolvem a reflexão sobre a morte são complexas e merecem um olhar atento e cuidadoso da Psicologia e da Ciência em geral frente aos “nós” daquilo que ata, a fim de possibilitar o estabelecimento de laços mais potentes com a vida.

O simpósio é dirigido a estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia, profissionais da saúde e da educação e demais interessados no tema. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até hoje (18) pela página www.inscricoes.fmb.unesp.br/fcl.

 

Botão Voltar ao topo