Teatro exibe espetáculo infantil no fim de semana

image_pdfimage_print

Somando mais de 20 mil espectadores desde sua estreia em 2014 e com o reconhecimento da crítica especializada, o espetáculo infantil “Procurando Luiz”, inspirado na obra do Rei do Baião, Luiz Gonzaga (1912-1989), está de volta ao estado de São Paulo e terá duas apresentações dias 28 e 29 de setembro, às 16h, no Teatro Municipal “Padre Enzo Ticinelli”.

Assis integra uma das sete cidades da turnê do espetáculo pelo Estado de São Paulo, por meio do ProAC – Programação de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, com os patrocínios das empresas Tenda Atacado e Knauf Isopor.

Esta nova temporada ocorre quando se relembram os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga, além de marcar os 70 anos da composição de seu primeiro forró, a música “Forró do Mané Vito”, escrita em 1949 em parceria com Zé Dantas.

Oficina – Além de assistir ao espetáculo, o público terá a oportunidade de participar de uma oficina no dia 29 às 11 horas, em que o elenco dará detalhes de toda a pesquisa e processo criativo de 2 anos para a montagem de Procurando Luiz.

A oficina é composta de vivência em musicalidade, criação teatral e todo o processo de pesquisa, que inclui jogos teatrais, corporais e musicais, sempre respeitando os limites individuais dos participantes, sejam eles jovens ou adultos. O encontro é gratuito e voltado a artistas, grupos, educadores, estudantes e interessados em geral, que poderão inclusive sugerir atividades conjuntas, proporcionando integração e intercâmbio de linguagens, fortalecendo e estimulando a participação e troca de experiências.

Espetáculo – “Procurando Luiz” é uma montagem do Grupo Cena Teatral, com concepção de Roberto Haathner, direção de Gustavo Kurlat e dramaturgia de Paulo Rogério Lopes. Com elenco formado pelos atores Roberto Haathner, Bruno Perillo e Iris Yasbek, o espetáculo reúne causos, brincadeiras populares e referências ao Nordeste brasileiro, ressaltadas pelos cenários, figurinos e adereços de Marco Lima e pelo projeto de luz de Kleber Montanheiro. De forma lúdica, esses elementos são capazes de entreter não só o público infantil como espectadores de todas as idades, despertando em cada um a nostalgia, o respeito e a saudade deste grande ícone.

Concepção – A montagem do Grupo Cena Teatral traz como temas principais a amizade e a superação, fazendo alusão à obra de Luiz Gonzaga como o voo da Asa Branca, passagens pelo sertão do Cariri e o Riacho da Brígida, além da presença constante da Lua. De maneira poética, lúdica e bem-humorada, o espetáculo mergulha no imaginário popular com canções – parte interpretada ao vivo – e referências ao Nordeste brasileiro. “A principal mensagem para o público, principalmente o infantil, é a superação do medo, a coragem, a perseverança e a amizade que norteiam toda a dramaturgia”, explica Gustavo Kurlat.

Sinopse – Luiz e João são amigos inseparáveis, que moram no sertão e vivenciam uma amizade verdadeiramente infantil, sacramentada em um pacto: independente da distância ou do tempo passado, se um dia tivessem que se separar, se reencontrariam no riacho da Brígida, no sertão do Araripe. Um dia Luiz conta a seu amigo que terá que se mudar para outro lugar em busca de melhores oportunidades de vida, pois a seca castigava tudo e todos: seguiria com sua família o rumo da Asa Branca.

O tempo passa. João recebe a triste notícia que seu amigo deixou de viver neste mundo, e decide fazer valer o pacto. Como nunca havia deixado o povoado, decide inventar uma história e diz à filha, Das Dores, que está ficando cego e só poderá se curar se ficar uma noite inteira olhando para a lua cheia. Os dois partem e no percurso ganham companhia: um moço que também diz estar em busca de algo especial e que tem uma missão a cumprir.

Cangaceiros, dragões, desafios e surpresas – como uma flor milagrosa de Acácia Amarela, que pode curar os males do corpo e da alma – surgirão nesta jornada em que medos, sonhos e superação caminham juntos. Uma jornada misteriosa e, principalmente, divertida.

 

 

Botão Voltar ao topo