Teatro Municipal exibe a “Opera de Ruggero Leoncavallo”-Pagliacci dia 23

image_pdfimage_print

 

 

A Secretaria Municipal de Cultura exibe a ópera “Opera de Ruggero Leoncavallo”-Pagliacci, com elenco artístico composto por 12 cantores líricos no palco, pianista, cenários e figurino dia 23 às 19 horas, no Teatro Municipal, com entrada gratuita. 

A turnê, “A Caminho do Interior 2022” que passará por Assis e outros municípios da região, é realizada pelo Instituto Italiano di Cultura e Consulado Geral da Itália em São Paulo. 

“Trata-se de uma obra de altíssimo nível, com música ao vivo e teatro simultaneamente, que promete agradar o público presente”, prevê o secretário de Cultura, Emerson Gonçalves.

Os ingressos gratuitos, podem ser retirados no próprio Teatro Municipal, das 9 às 11 e das 13 às 17 horas, limitados a por pessoa, mediante apresentação de CPF ou RG.

Resumo da ópera:Ópera trágica em dois atos de Ruggero Leoncavallo (1858-1919)

 A ação se passa em uma praça na região da Calábria. Pagliacci – A ópera tem um prólogo (Si può?) quando um ator vem alertar o público: o que eles vão ver não será uma série de palhaçadas e sim coisas da própria vida. Mas não se assustem: eles apenas fingem o verdadeiro.

 A trama começa quando uma companhia de circo chega a uma aldeia e o Palhaço principal anuncia o espetáculo, do qual sua mulher é a estrela. Adverte que na peça ela pode ser cortejada, mas na vida real a coisa seria diferente. Acontece que ela tem como amante um aldeão do lugar. Os dois se encontram e combinam de fugir naquela noite, mas são descobertos pelo marido. Vendo-se traído, ele entra em desespero e jura vingar-se (Vesti la giubba). 

Durante a representação, o Palhaço começa a confundir a comédia com a vida real e se descontrola passando do fingimento à realidade: ele mata a mulher e, em seguida, o amante, que veio socorrê-la. Depois anuncia ao horrorizado público: “A comédia acabou!”

Local: Teatro Municipal Pe Enzo Ticinelli

Dia: 23 de julho (sábado)

Horário: 19h00

Entrada gratuita e ingressos limitados.

Botão Voltar ao topo