Tecnologia chinesa é usada no lançamento da primeira viga da maior ponte de SP
Cada peça pesa 74 toneladas; serão 208 no total

A Entrevias Concessionária de Rodovias lançou nesta quarta-feira (23) a primeira viga de sustentação da maior ponte do Estado de São Paulo. Esta é uma importante etapa desta grande obra. Ao todo, serão lançadas 208 vigas que pesam 74 toneladas cada uma e tem 41 metros de extensão. Para este trabalho acontecer, um equipamento de última geração, que veio da China, foi utilizado pela primeira vez no Brasil. Conhecido como treliça lançadeira, ele eleva as vigas e, em seguida, se desloca nas travessas para colocar as vigas sobre a estrutura já implantada. A nova ponte terá duas faixas de rolamento e a ponte existente receberá melhorias e será adequada para a passagem de pedestres, com iluminação para oferecer maior segurança.
As vigas pré-moldadas são fabricadas e concretadas no próprio canteiro de obras, ao lado da ponte. Uma usina de concreto foi instalada para produzir todo o material utilizado, além das vigas, nos viadutos e lajes de toda a obra. Antes de ser aplicado, o concreto passa por um controle de qualidade e, só após aprovado, ele é utilizado.
O transporte das vigas até o local da obra é feito por carretas que estacionam no interior da treliça lançadeira ou lançador. Com 150 toneladas, este equipamento utiliza tecnologias avançadas, com sensores e passarelas, para garantir a segurança na operação.
Pare e Siga
A concessionária informa que o lançamento das vigas exige a mobilização de Operação Pare e Siga. Nesta modalidade, o trânsito flui por uma faixa da rodovia, em sentidos alternados. A recomendação ao motorista é sempre respeitar a sinalização e os comandos de homens-bandeiras para parar ou seguir viagem. E jamais parar para observar a movimentação das equipes e das máquinas.
Método de construção
Para erguer a nova ponte, a Entrevias utiliza o método construtivo de Balanços Sucessivos em seu vão central de 125 m, o qual garantirá a manutenção da navegação da Hidrovia Tietê-Paraná. Serão utilizadas mais 3,9 mil toneladas de aço e 5 mil caminhões de concreto.
“Este é o nosso investimento mais marcante, seja pela complexidade ou pelo seu tamanho, pois será a maior ponte do Estado de São Paulo. Uma obra que vem sendo planejada há anos pela Entrevias e será executada dentro dos mais elevados padrões de engenharia. Em conjunto com os mais de 100 km de duplicações que já estão em execução, esta ponte tornará a nossa rodovia mais segura e confortável para os nossos motoristas”, afirma o diretor de Engenharia, Paulo Negreiros.
A Nova Ponte sobre o Rio Tietê em números
- 2,4 km de extensão
- 15 metros de altura no vão central
- 125 metros de extensão do vão central
Duplicação
Com 271 quilômetros de extensão sob concessão da Entrevias, a SP-333 está agora com obras de duplicação em 111 quilômetros, em sete segmentos e 14 dispositivos de acesso e retorno em construção:
- Tarumã: duplicação do km 411,250 ao km 422,500 (extensão total 11,250 km) e implantação de 1 novo dispositivo no km 414,750
- Tarumã: implantação de 1 novo dispositivo no km 425,25, em Tarumã
- Assis/Florínea: duplicação do km 427,050 ao km 444,520 (extensão total 17,470 km) e implantação de 2 novos dispositivos no km 433,950 e km 440,630 entre Assis e Florínea
- Guarantã: duplicação do km 273,160 ao km 295,485, com 2 novos dispositivos
- Borborema a Pongaí: do km 212,450 ao km 245, com 4 novos dispositivos
- Duplicação da maior ponte do Estado de São Paulo, entre Pongaí e Novo Horizonte
- Pongaí/Guarantã: duplicação do km 245 ao km 273,160 com 4 novos dispositivos.