Veja dicas de como manter a piscina saudável e as crianças seguras nas férias
Escolher os acessórios e produtos de segurança são práticas indispensáveis para evitar acidentes e proliferação de dengue durante a estação mais quente do ano
|
A estação mais quente do ano está chegando de forma intensa, bem como a vontade de aproveitar as férias na piscina com as crianças, familiares e amigos. Apesar disso, as preocupações com os afogamentos e proliferação da Dengue chamam atenção. No Brasil, foram registrados cerca de 6,5 milhões de casos da doença em 2024, segundo dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.
A iGUi, maior fabricante e comercializadora mundial de piscinas pré-fabricadas, presente em cinco continentes, tem em todo o seu portfólio de produtos a segurança como prioridade. Os índices de afogamento também mostram que é um problema especialmente grave entre crianças de 0 a 9 anos, com 65% das mortes nessa faixa etária ocorrendo em piscinas. A maioria dos casos acontece nas residenciais (49%), mas também em clubes e academias (10%) e escolas (7%). Em 2024, o total de mortes por afogamento no país chegou a 5.488, com homens representando a maior parte das vítimas, morrendo 6,4 vezes mais que as mulheres.
Todas as piscinas iGUi contam com o sistema de sucção aberta, o mais seguro do mercado. Em países onde a segurança é prioridade, a sucção fechada já é proibida há muitos anos. Com esse equipamento, a aspiração, a drenagem e a circulação da água são feitas sem pressão exposta ao usuário, evitando totalmente o risco de machucar ou aprisionar as pessoas submersas. A rede também lançou em 2017 a única cobertura de piscinas totalmente automatizada, a Levita. Ecologicamente correta e produzida em PVC, a cobertura dispensa o uso de lonas de vinil e plástico bolha ou telas para cobrir a piscina, porque cumpre todas as funções dos seus correlatos: segurança, auxiliar de limpeza e termicidade, além de ser a única automatizada. A Levita cobre totalmente a superfície da água e pode aguentar até 50 quilos.
Manutenção intensificada
Para evitar a dengue, é fundamental realizar uma manutenção cuidadosa utilizando os produtos de alta qualidade da TRATABEM – franquia referência no tratamento da água em piscinas, spas e hidromassagens com qualidade dos produtos desenvolvidos para maximizar a eficiência e minimizar os esforços de manutenção.
“Dar continuidade aos processos de limpeza durante todas as estações do ano é crucial para manter uma piscina sempre limpa e segura. Além disso, existem dois aspectos fundamentais para ficar atento neste período de proliferação da Dengue: a limpeza das bordas, onde mosquitos podem depositar seus ovos e demais focos de contaminação que podem ser eliminados com a utilização do Solo da TRATABEM. A frequência da limpeza depende do uso, mas para as piscinas que ficam em áreas abertas é recomendado processo semanal”, comenta.
Manter a piscina limpa e segura envolve filtrar a água diariamente, ajustar os níveis de cloro para eliminar larvas de mosquitos e controlar o pH para garantir a eficácia dos tratamentos. A limpeza regular das paredes e do fundo da piscina com escovas adequadas, assim como a aspiração dos detritos, previnem o acúmulo de sujeira.