Vereadora solicita informações sobre a febre maculosa no município
A presidente da Câmara Municipal, Viviane Del Massa, endereçou requerimento à secretaria Municipal de Saúde esta semana, solicitando informações sobre a ocorrência de febre maculosa no município.
“A população precisa entender que existe um protocolo a ser feito e cumprido, portanto é preciso que a Secretaria de Saúde divulgue de forma ampla as ações adotadas em relação à doença “, questionou Del Massa.
Sobre a transmissão da doença
Nos humanos, a febre maculosa brasileira (FMB) é adquirida pela picada do carrapato infectado com riquétsia, e a transmissão geralmente ocorre quando o artrópode permanece aderido ao hospedeiro por um período de 4 a 6 horas.
Principais sintomas
Os principais sintomas da doença são: febre alta e súbita, dor de cabeça, abdominal e muscular e manchas avermelhadas no corpo. Também podem haver erupções no local da picada do carrapato.
O que fazer?
Ao notar os sintomas, procure atendimento médico imediatamente. O paciente também deve informar ao médico caso esteve na região afetada pelo recente surto. O tratamento imediato com antibióticos é recomendado para evitar o agravamento do quadro.
Fonte: Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo