Sicredi Paranapanema PR/SP apresenta resultados de 2018 para líderes das comunidades
Aproximadamente 250 convidados participaram da reunião preparatória com os coordenadores de núcleo da Sicredi Paranapanema PR/SP, realizada na noite de sexta-feira (1), em Cornélio Procópio. Trata-se do primeiro movimento oficial para o giro de assembleias, que será realizado em 25 cidades, visando a realização da Assembleia Geral Ordinária, no final do mês de abril.
Nesse encontro, houve uma prestação de contas para os coordenadores de núcleo, que tiveram essas informações em primeira mão. “Os resultados da cooperativa foram ótimos. Históricos, eu diria. Tivemos o melhor desempenho em mais de 33 anos de vida da cooperativa, mas, ainda estamos apenas no começo do crescimento que temos potencial e que queremos para a nossa cooperativa”, conta o presidente da Sicredi Paranapanema PR/SP, Cláudio Marcos Orsini. Na comparação com 2017, a cooperativa teve crescimento de 21% nas aplicações financeiras, 34% no saldo dos depósitos em poupança, 51% no crédito comercial. No ano que passou, o Sicredi alcançou também a marca de 4 milhões de associados no Brasil.
Para Orsini, além de celebrar os resultados, a cooperativa pretende estar cada vez mais próxima do associado, e esse tipo de encontro é uma maneira de fortalecer o relacionamento com as comunidades. “Graças aos associados, a Sicredi Paranapanema PR/SP tem sido capaz de entregar resultados e desenvolver as ações programadas. Por isso, há a convicção de que, quando a cooperativa atinge os seus resultados, ela está contribuindo para o desenvolvimento do associado e da comunidade de forma direta por meio das distribuições de sobras e pela possibilidade de realizar cada vez mais ações sociais”, analisou.
Espaço cheio – Ao todo, a cooperativa conta com 76 núcleos atualmente, de 3 representantes cada, somando quase 230 pessoas. A reunião também teve a presença de conselheiros, diretores e gerentes. A partir desses dados, os coordenadores de núcleo, considerados líderes em suas comunidades, disseminam as datas e locais das assembleias, ressaltando a importância da participação dos associados para definir os rumos da cooperativa.
“Essa reunião preparatória é muito importante, pois o conteúdo das assembleias é disseminado em primeira mão. Os coordenadores, como representantes do seu grupo, podem fazer sugestões e recomendações, bem como difundir os temas em suas comunidades. Dessa forma, as assembleias serão muito mais efetivas e alinhadas aos interesses dos associados”, ressalta Orsini.
Quem são e o que fazem os coordenadores de núcleo? – São líderes que representam um núcleo de associados e suas decisões, além de manter em evidências temas importantes e dignos de debate para a cooperativa. O coordenador, além de representar o grupo de pessoas na assembleia geral, mobiliza e coordena o seu núcleo, exercendo um papel de liderança.