Alunos de Medicina auxiliam em projeto de saúde visual  

image_pdfimage_print

Alunos e professores do curso de Medicina da Fema – Fundação Educacional do Município – realizaram em parceria com outras entidades, nos dias 15, 16 e 17, o Projeto Visão do Futuro, que aplica testes de acuidade visual em alunos do 1° ano do ensino fundamental de 20 escolas da rede municipal de ensino.

Os profissionais buscaram identificar deficiências visuais que, se diagnosticadas, foram encaminhadas a consultas oftalmológicas e acompanhamento especializado dos casos graves. O projeto do Fundo Social de Solidariedade se repete há três anos.

O Fundo Social de Solidariedade e seus parceiros, aplicou aos professores e coordenadores de ensino, treinamento para a aplicação dos testes de acuidade visual ministrado pelo oftalmologista Eduardo Andreghetti do Instituto de Oftalmologia de Assis (IOA).

De acordo com Vanessa Fagundes, professora do curso de Medicina e que organizou o projeto na Fema junto de outros professores da unidade curricular Interação Ensino Serviço e Comunidade (IESC), sob o comando do professor doutor Jairo dos Reis, coordenador do curso, as últimas edições do projeto atenderam a mais de 1.900 crianças. “Participar do projeto aproxima o estudante da realidade e amplia o olhar integral da saúde da criança”, comentou Vanessa.

Em 2017, 1.044 alunos foram avaliados e 468 acabaram encaminhadas para consultas oftalmológicas e 282 direcionados para o uso de lentes corretivas. Em 2018, os testes atenderam a 924 crianças, as quais 268 foram encaminhadas a consultas e 226 ao uso de óculos.

Botão Voltar ao topo