Todos os bebês precisam fazer o Teste do Pezinho nas Unidades de Saúde

image_pdfimage_print

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Teste do Pezinho, que diagnostica alguns tipos doenças, deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê, em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.

As doenças mais frequentes identificas pelo exame são o hipotireoidismo congênito e a doença falciforme, que juntas somam uma média de 77% dos casos diagnosticados.

O teste obrigatório para todos os recém-nascidos, é oferecido gratuitamente pela rede pública de saúde. Quanto mais cedo for identificado algum problema e início do tratamento, menor será o risco de sequelas nas crianças, como a deficiência mental, microcefalia, convulsões, comportamento autista, fibrosamento do pulmão, crises epilépticas, entre outras.

As crianças que realizam o exame, ganham uma camiseta e uma bolsa do Projeto Germinar e Crescer Juntas.

Edis o calendário para a realização do teste nas UBSs:

De segunda a sexta-feira:

UBS Vila Fiuza, UBS Jd. Paraná, UBS Maria Isabel, UBS Vila Ribeiro, ESF Bela Vista, ESF Cohab IV, ESF Colinas, ESF Eldorado, ESF Glória, ESF Prudenciana, ESF Vila Cláudia   , ESF Vitória, ESF Rural, ESF Santa Clara, ESF Pq Universitário.

De segunda a quinta-feira:

UBS Vila Operária

UBS Bonfim

De terça a sexta-feira:

ESF lll Américas

De segunda, terça e sexta-feira:

ESF Progresso

(Luiza de OLiveira Belloti, de 3 meses, fez o Teste do Pezinho quando nasceu e ganhou uma camiseta e uma bolsa. Foto: assessoria PMA)

Botão Voltar ao topo