Alunos de Medicina da FEMA conhecem o Centro de Referência em Animais Peçonhentos da Unesp

Oportunidade promoveu aprendizado prático sobre acidentes e biologia de serpentes, aranhas e escorpiões

image_pdfimage_print

 

Um grupo de estudantes do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participou, no dia 25 de junho, de uma visita técnica ao Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP), localizado no câmpus da Unesp em Botucatu, acompanhado pela imunologista e professora Luciana Pereira Silva.

A programação incluiu um minicurso, que abordou temas como biologia, identificação e prevenção de acidentes envolvendo serpentes, aranhas, escorpiões e abelhas. Parte da formação foi conduzida por Douglas Duarte, egresso da T2 de Medicina da FEMA e atualmente médico residente de Infectologia na Unesp, que apresentou a abordagem clínica de pacientes vítimas de acidentes com animais peçonhentos.

Além da aula teórica, os estudantes acompanharam uma demonstração de extração de veneno de cascavel e participaram de uma visita monitorada ao Museu Toca das Cobras. O espaço reúne cerca de 50 espécies vivas de animais, entre serpentes, lagartos, jabutis, escorpiões e aranhas, e oferece materiais educativos sobre os biomedicamentos produzidos a partir dos venenos, como soros antiofídicos e cola de fibrina.

No encerramento da visita, os participantes puderam ainda ter contato direto com uma serpente não peçonhenta, conhecida como cobra-do-milho, em uma experiência guiada e segura.

Botão Voltar ao topo