Como ficam os condomínios após a vacinação?

Por João Xavier

image_pdfimage_print

Com a notícia da vacinação contra a COVID-19 iniciada no Brasil, ficamos atônitos para a mudança do cenário pandêmico e, apesar de demandar tempo, já é uma luz no fim do túnel. Mas a liberação da vacina não quer dizer que a pandemia acabou. Pelo contrário, ainda temos um longo caminho a percorrer e devemos manter os cuidados recomendados e higiene necessária para minimizar os riscos de contágio. Nos condomínios foram implementadas várias regras e novos procedimentos. Nas áreas comuns foram instalados dispensers de álcool gel, tapetes sanitizantes, pontos com água e sabão para limpeza das mãos entre tantas outras. Nas piscinas, academia e quadra de esportes, foram implementados rodízios dos moradores para evitar aglomerações, e em alguns condomínios, até um sistema de pulseiras para controlar a quantidade de pessoas nas áreas. Outras ainda foram adaptadas para os moradores utilizarem como home office e coworking, com regras de distanciamento e agendamento pelo sistema do condomínio.

Todos queremos a cura para este vírus que já vitimou milhões de pessoas, e trouxe tristeza a tantas famílias, mas precisamos ter um pouco mais de paciência e mantermos a consciência para que fique tudo bem. Com certeza o que aprendemos neste período difícil de nossas vidas ainda permanecerá por muitos anos, talvez para vida toda. O simples cuidado de lavar as mãos mudou tudo. O brasileiro é um povo muito carismático e adora cumprimentar com aperto de mão, abraços e beijos. Como explicar isso às crianças que brincam no playground? Falar aos nossos filhos para manter a distância dos amigos na piscina, onde geralmente grande parte não usa máscara?

É sem dúvida é um momento desafiador. O trabalho de conscientização nos condomínios deve ser diário, tanto com moradores quanto com funcionários e visitantes. As regras valem para todos, e mesmo após a vacina, ainda teremos que manter todo nosso aprendizado neste período turbulento de nossa história.

João Xavier, síndico profissional, especialista em gestão condominial, especialista em implantação de novos condomínios. 

Botão Voltar ao topo