Concurso de poemas e fotos sobre a consciência negra mobiliza estudantes

image_pdfimage_print

Como em 13 de maio é comemorado o “Dia Nacional de Luta contra o Racismo”, a Diretoria de Ensino e o Instituto do Negro Zimbauê lançam o IX Concurso em Comemoração ao “Mês da Consciência Negra”, para todos os alunos da rede pública estadual na cidade.

De acordo com a presidente do Instituto do Negro, Mônica Silva, a proposta é estimular e contribuir para o processo de formação da cidadania, proporcionando aos estudantes uma visão  reflexiva de conceitos referentes ao racismo e incentivar o interesse pelos estudos da história e cultura afro-brasileira e indígena também, instigar a pesquisa de temas relacionados ao respeito à diversidade.

O concurso se divide nas modalidades de “Poema Ilustrado” para os alunos dos 6º ao 8º anos do ensino fundamental, e “Fotografia” destinada aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

A comissão organizadora do concurso, firmou uma parceria com a Fema – Fundação Educacional do Município – cujo professor João Henrique dos Santos, do Curso de Fotografia lhes ministrará oficinas sobre recursos e linguagem fotográfica, de forma que possam orientar os alunos.

A comissão organizadora, presidida pela dirigente regional de ensino, Marlene Aparecida Barchi Dib e composta pelos membros do Instituto Zimbauê, Mônica da Silva e Sérgio Augusto Frederico, e os professores coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP), Gisele Antunes Romão Barreto, Rodrigo Costa Silva, Charlotte L. V. Zimmerman e Telma Apª. Luciano Alves, informa que a premiação será no valor de R$ 1 mil, distribuído entre os três primeiros colocados de cada modalidade.

 

Foto: Charlotte, Yume, Mônica, Marlene, Gisele e Telma (Divulgação)

 

 

 

Botão Voltar ao topo