Diocese de Assis

FÉ E SEGUIMENTO A JESUS NA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

image_pdfimage_print

Você conhece a Iniciação à Vida Cristã?

Quero refletir com você alguns elementos da opção de fé, que se faz dentro da Iniciação à Vida Cristã, no dia a dia de uma comunidade de discípulos e discípulas do Senhor.

  1. Toda a nossa vida acontece dentro de um tempo e de um espaço. Temos dentro de nós e, ao nosso redor, pessoas, acontecimentos, situações, histórias, alegrias, tristezas, conquistas, fracassos, aprendizados, ensinamentos… Não vivemos soltos no ar. Tudo está interligado, por isso, nossa vida não acontece fora de um contexto de convivência e de relacionamento. Tudo está interligado como se fosse uma só coisa.
  2. Nada acontece de repente e nem por acaso. Tudo acontece dentro de um processo que envolve muitas forças: o tempo, as pessoas, os acontecimentos, as palavras, as situações, as dores, as alegrias, as tristezas, as conquistas, os fracassos etc. Nós somos um acontecimento do dia a dia.
  3. Fé e vida não são duas coisas separadas em nós. São dimensões; são faces da nossa existência que, uma vez interligadas, dão unidade ao nosso ser e ao nosso viver. Quem separa a fé da vida tende a viver em desequilíbrio e perde a oportunidade de crescer e amadurecer de verdade.
  4. A iniciação à vida Cristã não é uma escola da Igreja: é uma caminhada cotidiana, de irmãos e irmãs que se ajudam e se apoiam, como Igreja, para viver o evangelho. Nesse sentido, os pais e os padrinhos são chamados a acompanhar os passos, o caminho e a caminhada de quem está nesse processo bonito, não só no final, no dia da celebração do sacramento, mas no dia a dia, em todas as situações e necessidades.

O Encontro com Jesus e o seguimento dos seus passos é a coisa mais importante. Nesse processo, temos um longo caminho a seguir e, esse caminho é o próprio Jesus que nos leva ao Pai.

  1. Cada pessoa é única, portanto, deve ser valorizada nas suas conquistas e respeitada nas suas limitações e dificuldades. Cada um é muito importante na vida do outro porque, é um presente de Deus para melhorar a nova vida.
  2. Os sacramentos não acontecem mais no fim da catequese, quando acaba a parte de estudo. Dentro da Iniciação à Vida Cristã, diferente de como a gente sempre fez, os sacramentos acontecem no meio do processo, antes do fim. Todo mundo está acostumado a receber os sacramentos e irem embora. Não é assim que funciona mais. Porque o que a gente aprende na fé é pra levar para vida. Por isso, a parte final na IVC é o serviço a Cristo e à Igreja. É a vivência missionária de quem está fazendo o caminho e a caminhada. Portanto, o processo da IVC termina com o envio missionário de todos, para continuar com Cristo, amando e servindo
  3. Fazer a IVC é colocar-se num caminho de busca e encontro permanente do Senhor que envolve toda a nossa vida, que mexe com a nossa existência e proporciona o que a gente chama de conversões diária.
  4. A vida em comunidade é uma verdade e uma necessidade que vamos descobrindo, valorizando e vivendo, na medida que caminhamos juntos. Ninguém vive bem sozinho. Nossa vida só tem sentido no relacionamento com as pessoas. Mas, é bom ficar claro que, a vida em comunidade é uma opção de fé que uma pessoa faz; é um ato de liberdade; não acontece por imposição. Por isso é um processo de conversão.
  5. A esperança da Salvação que é uma promessa de Deus e um desejo do nosso coração, não acontece, somente, depois da morte. A salvação é uma graça de Deus que vai acontecendo dia a dia, como experiência do Reino de Deus que, a gente vai ajudando construir. O céu começa na terra e, todos nós somos responsáveis.

Permitir a instrução da fé é criar uma dinâmica de amor-compromisso com Cristo e sua Igreja. Valorizemos a formação da fé para a maturidade humano-cristã!

PE. EDVALDO PEREIRA DOS SANTOS

Botão Voltar ao topo