Diocese de Assis

DA ASSEMBLEIA DE CEBU PARA A MISSÃO

image_pdfimage_print

Nenhuma viagem é igual a outra, principalmente quando é marcada por objetivos missionários. Filipinas, 11 horas à frente do Brasil, já não é mais um desconhecido território ao lado do Japão. Pelo contrário, agora figura entre algumas das muitas descobertas feitas em fraternidade.

Ao final deste grande acontecimento que, envolveu muitos irmãos de diversos países e continentes, ficam para todos nós, algumas palavras da carta geral da Assembleia, que compartilhamos com muita alegria.

“De 15 a 29 de janeiro de 2019, recebemos do Senhor um maravilhoso presente, a Assembleia Internacional da Fraternidade Jesus Caritas nas Filipinas. Em Cebu, na ‘Casa de Oração’ em Talavera, tivemos uma maravilhosa experiência de fraternidade universal à luz deste tema: ‘Sacerdotes missionários diocesanos inspirados pelo testemunho de Charles de Foucauld’.

Somos muito agradecidos às fraternidades sacerdotais Jesus Caritas das Filipinas, bem como à Igreja Diocesana de Cebu, representada por seu Pastor, Dom José Maria Palma, que generosamente nos acolheu. Nós éramos 42 irmãos da África, América, Ásia e Europa, cada um com sua língua, cultura, história, experiências, testemunhos … foi uma bela manifestação do Espírito de Pentecostes.

Tivemos a alegria de conhecer o povo de Deus em Cebu através da participação nas celebrações eucarísticas dominicais. As celebrações ‘do Senhor Santo Niño’ e ‘São Sebastião’ nos fizeram descobrir um povo entusiasta de Deus que celebra sua fé com alegria contagiante.

Dois eventos nos agradaram e nos entristeceram durante a assembleia: a libertação de nosso irmão Denis Sekamana em Ruanda depois de uma longa prisão e o ataque em 27 de janeiro na catedral de Jolo, que deixou cerca de 20 mortos e mais de 80 feridos. Continuamos a rezar por todas as vítimas e pelo advento da paz.”

O Resultado final da Assembleia foi a elaboração de alguns compromissos, firmados a partir de 3 âmbitos: humano, eclesial e em nossas fraternidades.

NO ÂMBITO HUMANO: Manter ou iniciar nossa presença próxima e comprometida nas periferias geográficas e existenciais de nossos países. Contemplar constantemente a realidade com uma consciência crítica do sistema que gera pobreza, violência e exclusão. A partir destes lugares queremos ouvir a voz de Deus no grito dos pobres, especialmente dos migrantes e da mãe terra. Queremos colaborar em sua libertação integral, junto com os crentes e não-crentes. Nosso método, sempre, será o diálogo. O nosso fundamento teológico e pastoral encontra-se nas exortações apostólicas do Papa Francisco: “Amoris Laetitia” e “Laudato Si”

NO ÂMBITO ECLESIAL: Colaborar com a profunda renovação que o Papa Francisco está promovendo na Igreja e que ele chama de TRANSFORMAÇÃO MISSIONÁRIA. Queremos nos sentir parte do Povo Sagrado de Deus, evitando o clericalismo e todos os tipos de abusos. Queremos ajudar este Povo a ser protagonista da Igreja, caminhando juntos e vivendo a sua fé nas Comunidades Eclesiais de Base Missionárias, em torno de Jesus e do seu Evangelho. Dessa forma, podemos ser a voz dos sem voz. Nosso fundamento está na Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”

EM NOSSAS FRATERNIDADES: Viver mais intensamente os meios de crescimento espiritual que a nossa fraternidade nos oferece: o dia mensal de deserto, a revisão da vida, a adoração eucarística, a leitura orante do Evangelho, o encontro mensal da fraternidade e a opção preferencial pelos pobres. Deste modo, podemos redescobrir a dimensão contemplativa de nossas fraternidades, ser verdadeiros discípulos de Jesus de Nazaré, seguindo os passos do beato Charles de Foucauld e experimentar uma profunda renovação espiritual. Nosso fundamento está em “Gaudete et exultate”

De tudo o que aconteceu, fica nossa gratidão a Deus e a resolução de firmar nossos passos nos caminhos da missão como discípulos missionários do Bem Amado Irmão e Senhor Jesus.

 

  1. EDIVALDO PEREIRA DOS SANTOS

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo