Espaço Espírita

DEIXA QUE OS MORTOS ENTERREM SEUS MORTOS

image_pdfimage_print

“Quando iam a caminho, um homem lhe disse: Senhor, eu te acompanharei para onde quer que fores.  E Jesus lhe respondeu: As raposas têm suas tocas, os pássaros  do céu têm seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.  E disse a outro: Acompanha-me. Ao que ele respondeu: Senhor, permite que vá primeiramente sepultar meu pai.  Jesus lhe disse: Deixa que os mortos enterrem seus mortos; tu, porém, vai e anuncia o Reino de Deus.”   JESUS (Lucas, 9:57-6

Uma leitura apressada do texto acima pode ensejar a falsa impressão de que Jesus esteja a menosprezar deveres estabelecidos pela sociedade ou ditados pela amizade, entre os quais o de dar sepultamento condigno aos despojos carnais de nossos entes queridos.

Não é esse, todavia, o ensinamento que aí devemos colher.

O Mestre, que sempre respeitara os costumes e tradições de seu povo, não iria opor-se a essa piedosa prática, vigente também entre nós.

Queria ele, com tais palavras, fortes e impressivas, despertar-nos a atenção para a verdade, sempre esquecida, de que a alma é mais importante que o corpo e, pois, aquela e não este é que deve merecer os nossos maiores cuidados.

O corpo é pó e, recolhido ao seio da terra, em breve se decompõe, à ação dos vermes que dele se assenhoreiam; a alma, porém, é indestrutível, subsiste ao fenômeno da morte, e ela, sim, repetimos, precisaria ser melhor considerada, levada mais a sério.

Lamentavelmente, mercê de uma concepção errônea de si mesmo, o homem imagina-se um corpo que possui uma alma, quando o inverso é que constitui a realidade.

Nem mesmo os profitentes das igrejas cristãs se conhecem melhor a esse respeito. Haja vista que concebem a alma qual uma centelha apenas, crendo seja absolutamente necessária a ressurreição do corpo físico, “no dia do Juízo Final”, pois sem ele (supõem) não lhes seria possível gozar as delícias do paraíso.

Sabia o Mestre que para o grosso da Humanidade daquele tempo o corpo era tudo, não tendo a existência terrena outra finalidade senão ganhar fortuna, e com ela levar uma vida de prazeres e de bem-estar, sem qualquer preocupação de ordem espiritual.

Por isso, ao primeiro que se lhe apresentou, dizendo: “Senhor, eu te acompanharei para onde quer que fores”, respondeu: “As raposas têm suas tocas e os pássaros, seus ninhos; eu, todavia, não tenho sequer onde repousar a cabeça”, com o que, desde logo, o advertia de que, para viver pelos ideais superiores, lhe cumpria, antes de mais nada, aprender a renunciar às coisas terrenas.

E quando ouviu do outro candidato ao discipulado cristão: “Senhor, permite que vá primeiramente sepultar meu pai”, sentenciou: “Deixa que os mortos (os que vivem exclusivamente para a matéria) enterrem seus mortos; tu, porém, vai e anuncia o reino de Deus”, isto é: põe-te a pregar a vida eterna; aplica-te a ensinar os homens a se amarem uns aos outros, tolerando-se em suas fraquezas e socorrendo-se em suas necessidades; leva por toda a parte a mensagem do Evangelho, que é luz para os que tateiam nas trevas da ignorância, bálsamo para os corações sofridos e esperança para os tristes, os aflitos e os desgraçados de todos os matizes!

Vinte séculos após esse apelo, continua escasso o número de obreiros qualificados para o trabalho de edificação do reinado de Deus à face da Terra, justificando-se, portanto, que repitamos com o apóstolo Paulo: “Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, que o Cristo te alumiará.” (Efésios, 5:14)

RODOLFO  CALLIGARIS

            Extraído do livro “Páginas de Espiritismo Cristão” – Editora FEB

USE  INTERMUNICIPAL  DE  ASSIS

ÓRGÃO DA UNIÃO  DAS  SOCIEDADES  ESPÍRITAS  DO  ESTADO  DE  SÃO  PAULO

 

 

 

 

Botão Voltar ao topo