Estudantes conhecem indústria química no Paraná
Os estudantes do curso de Química Industrial da Fema – Fundação Educacional do Município – cumpriram no dia 2 uma visita técnica à empresa BSBIOS Energia Renovável, em Marialva, no Paraná, onde conheceram o processo de produção do biodiesel e seus subprodutos. Eles foram acompanhados pela bióloga Fabiana Maestá, que explicou a história da empresa e como se dão os processos industriais nela empregados.
A BSBIOS é uma empresa de processamento de grãos e produção de biodiesel que é, atualmente, uma das maiores produtoras de biodiesel do Brasil, com capacidade de produzir aproximadamente 576 milhões de litros por ano. O biodiesel tem como matéria prima fontes renováveis de energia, óleos vegetais e gordura animal. Cerca de 40% das matérias primas utilizadas pela empresa advém da agricultura familiar.
Durante a visita, os alunos verificaram desde a recepção até o tratamento de resíduos, passando pela filtração e refinamento, transformação em biodiesel e o controle de qualidade, creditada pelo Inmetro.
De acordo com Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química da Fema, as visitas técnicas são fundamentais. “Nelas, os alunos correlacionam as teorias aos processos práticos e percebem o importante papel que a Química exerce no desenvolvimento industrial e sustentável do país”, justifica.