Estudantes de Medicina da FEMA capacitam 400 profissionais da rede municipal de ensino

Treinamento faz parte da extensão curricular e atende à Lei Lucas, com cartilha e vídeos criados pelos estudantes para facilitar o aprendizado e salvar vidas

image_pdfimage_print

 

O curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) tem atuado diretamente na capacitação de professores e funcionários da rede municipal de ensino, a pedido da Secretaria da Educação. Ao todo, 400 profissionais estão sendo treinados, ao longo de três quintas-feiras consecutivas, em temas de primeiros socorros que podem fazer diferença na hora de salvar vidas.

A ação integra a extensão do curso de Medicina por meio da Unidade de Urgência, e atende à Lei Lucas que determina que escolas públicas e privadas ofereçam capacitação básica de primeiros socorros a seus colaboradores.

Os estudantes da turma 17 de Medicina da FEMA são os protagonistas dessa iniciativa. Eles desenvolveram uma cartilha explicativa e materiais audiovisuais de orientação em parceria com o Núcleo de Produção Audiovisual da FEMA. A etapa prática do treinamento acontece no Bloco 11 da instituição, com simulações realistas de atendimento emergencial.

Entre os temas abordados no treinamento estão: atendimento em casos de convulsão, desmaios, perda de dente por trauma (avulsão dentária), sangramentos (epistaxe e hemorragias internas e externas), fraturas, desengasgo e ressuscitação cardiopulmonar (RCP). O conteúdo foi pensado para situações comuns no ambiente escolar, envolvendo tanto crianças quanto adultos.

 

Botão Voltar ao topo