FEMA participa de congresso internacional de Educação
Mary Leiva de Faria, professora doutora e coordenadora do curso de Química da Fema – Fundação Educacional do Município, junto com a professora mestra e coordenadora do curso de Enfermagem, Fernanda Cenci Queiroz, Patrícia Mattar Damiance, professora doutora do curso de Enfermagem e Stelamary Laham, coordenadora do NEaD, o Núcleo de EAD da Fema, participaram do 25º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação à Distância, em Poços de Caldas (MG) de 20 a 24 de outubro, quando apresentaram o trabalho “Ensino híbrido na Licenciatura em
Química: Relato de Experiência”, que foi publicado na revista EmRede, disponível em https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede
O trabalho relata a experiência estruturado nas etapas que serviram de apoio ao planejamento e à avaliação desse tipo de ensino na educação superior. A proposta se revelou inovadora e foi bem aceita pela equipe diretiva, professores envolvidos e alunos. Segundo Patrícia Mattar Damiance “dentre as lições aprendidas, tem-se que o ensino híbrido é capaz de otimizar as experiências de ensino-aprendizagem, a responsabilização do estudante pelo seu aprendizado e alcance de seu projeto de vida”.
Promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância, o tema da edição deste ano foi “Abordagens Híbridas no Ensino-Aprendizagem na EaD”, com o objetivo de desafiar os participantes a refletirem sobre os aspectos teóricos e práticos desse assunto-inovação nos ingredientes usados em cursos parte presencial e parte EAD.
Foram realizados 18 minicursos, que abordaram temas importantes para o universo da Educação a Distância, promovidos simultaneamente, nos períodos da manhã e tarde, com carga horária de 6 horas cada. Além de trabalhos científicos e exposição, o congresso promoveu 75 mesas redondas com mais de 500 nomes de especialistas que abordaram diversos temas atuais envolvendo a EaD. Ao todo, essas mesas redondas ofereceram aos participantes 112 horas de conteúdo.