Governo de São Paulo realiza encontro com autoridades e empresas americanas

Missão GreenTech está no Estado para conhecer iniciativas e oportunidades de negócios e investimentos na área ambiental

image_pdfimage_print

 

 

Uma delegação de autoridades do governo e empresários americanos foi recebida na manhã desta segunda (25), no Palácio dos Bandeirantes, para dialogar sobre iniciativas destinadas a promover a adaptação climática, a descarbonização e o desenvolvimento de uma economia mais sustentável. A Missão GreenTech, formada por esses atores, está nesta semana no Brasil para realizar rodas de conversa e tratar sobre oportunidades de negócios e investimentos na área ambiental.

O secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, abriu o encontro reforçando a longa parceria entre São Paulo e os Estados Unidos. “O Brasil e os Estados Unidos têm trabalhado juntos durante as últimas décadas e acreditamos que esta parceria estratégica é ainda mais importante hoje em dia”. Ferraz falou ainda sobre a potência do estado de São Paulo na questão energética. “Nós somos o maior produtor de etanol no Brasil e o maior exportador de etanol no nosso país. E do etanol, podemos produzir vários tipos de energia que, com certeza, serão úteis para acelerar a transição energética a nível global”, declarou Ferraz.

Antônio Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento, falou como o agro do Estado é exemplo para o Brasil. “São Paulo é uma vitrine para os outros estados.  A sustentabilidade no campo é um dos principais focos da nossa secretaria. Temos um agro moderno e diversificado e somos o principal produtor e exportador agrícola do país. Na nossa balança comercial, 39.1% das exportações são do setor agro, que representa 15.8% das exportações do agro brasileiro.”, disse Junqueira.

O embaixador David Thorne, conselheiro sênior do enviado presidencial para o Clima do departamento de Estado Americano, John Kerry, alertou sobre a importância e a necessidade da parceria com a iniciativa privada para a questão energética. “Precisamos da iniciativa privada, bem como dos governos, das agências dos governos, e, claro, também dos investidores, para acelerarmos a transição. Estamos trabalhando na área de política e encorajamento à transição, mas também em acordo com as mais de 40 empresas que estão nos acompanhando nesta atuação.”, declarou o embaixador.

Participaram também da reunião Thiago Liporaci, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jonatas Trindade, subsecretário de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e Marilia Garcez, Diretora da InvestSP. A Missão GreenTech é realizada pela U.S. Chamber of Commerce (US Chamber) e a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), com apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Botão Voltar ao topo