Poupatempo realiza mais de 23 milhões de atendimentos nos seis primeiros meses do ano e abre 21 novos postos

Cerca de 65% das solicitações foram feitas pelos canais digitais

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Facilitar a vida das pessoas, oferecendo atendimento de forma prática e rápida é o objetivo do Poupatempo, programa do Governo de São Paulo. No primeiro semestre deste ano, mais de 65% dos atendimentos foram feitos de forma on-line. No período foram 23,2 milhões de serviços contabilizados, sendo 15,4 milhões digitais e outros 7,8 milhões presencialmente, nos postos físicos, distribuídos em 218 cidades paulistas.  

No primeiro semestre, 21 novas unidades foram implantadas, já integradas ao Detran-SP, para beneficiar quem precisa de atendimento no formato presencial, como primeira via ou atualização do RG e mudanças nas características de veículos, por exemplo.  

Além do atendimento nas unidades, o Poupatempo oferece quase 270 serviços pelos canais digitais, disponíveis onde e quando o usuário quiser. Basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda o Assistente Virtual chamado “P”, que atende no site e também via WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974. 

Entre os serviços online mais solicitados, estão os de renovação de CNH, pesquisa de débitos e pontos na CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, entre outros. Também é por meio dos canais digitais que os usuários podem agendar de forma segura, obrigatória e gratuita data e horário para atendimento presencial.  

Responsável por quase 13 milhões das solicitações, o aplicativo Poupatempo Digital é o meio mais utilizado para realização dos serviços oferecidos no Poupatempo. Para facilitar ainda mais o uso da ferramenta, o Governo de São Paulo implantou em 30 de junho o acesso a ele por meio da plataforma GOV.BR.  

A conta GOV.BR é uma identificação única entre governo e a população, que comprova em meios digitais sua identidade. 

Já os totens de autoatendimento estão presentes em 638 municípios e contam com 900 equipamentos instalados. Por eles é possível solicitar diversos serviços e documentos, a segunda via de RG e de CNH, Atestado de Antecedentes Criminais, entre outros. Modernos, os aparelhos possuem leitor biométrico e scanner integrado para digitalizar documentos e certidões, quando necessário. Outra vantagem, é que as taxas dos serviços também podem ser pagas no autoatendimento, por meio do Pin pad, com o uso do cartão de débito bancário, de forma prática e segura. Em 2023, cerca de 740 mil serviços foram concluídos nos equipamentos. 

No portal do Poupatempo, além de serviços online, também é possível obter informações sobre endereços e locais de atendimento dos postos e totens. No site é possível tirar dúvidas e entrar em contato com o programa, por meio do Fale Conosco. De janeiro e junho, o portal contabilizou mais de 1,8 milhão de serviços prestados. 

Também é por meio dele, no canto inferior esquerdo do monitor, que o assistente virtual chamado ‘P’ atende. O P pode ser acesso tanto no site quanto no Whatsapp, pelo número (11) 95220-2974, e está sempre disponível para realizar consultas e outros atendimentos. 

21 novos postos 

Nos seis primeiros meses deste ano, o Poupatempo ganhou 21 unidades físicas, em cidades do interior e da Grande São Paulo. Juntos, os postos contabilizam 110,2 mil serviços, uma média de 27,5 mil ao mês. 

Os novos postos, todos já integrados com o Detran-SP, foram implantados nos municípios de Angatuba, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Bariri, Cajamar, Cândido Mota, Conchal, Embu das Artes, Guapiaçu, Louveira, Mirandópolis, Monte Aprazível, Nazaré Paulista, Paranapanema, Poá, Pontal, Rio das Pedras, Santana de Parnaíba, Tabatinga, Tambaú e Tupi Paulista. 

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