Procon alerta para risco de golpes no saque do “dinheiro esquecido”

Portal criado pelo Banco Central é único canal para consulta e liberação de valores

image_pdfimage_print

O Procon divulgou nesta terça-feira (15), nas redes sociais, um alerta sobre o risco de golpes relacionados ao resgate de saldos bancários residuais. A liberação dos valores esquecidos em contas foi anunciada no final da semana passada e detalhada pelo Banco Central nesta segunda, 14.

“É importante destacar que o Banco Central não vai ligar, não vai mandar mensagens pelo WhatsApp, nem enviar SMS. O único canal para consultar e liberar os valores é o portal criado pelo Banco Central”, alerta o diretor do Procon Jean Dornelas.

Dornelas observa ainda que é alto o risco de surgirem falsas propostas de antecipação e até mesmo informações inverídicas de saldos com altos valores. “O golpista liga informando que a pessoa tem direito a um valor bastante atrativo, mas exige um pagamento para liberar esse montante. É um golpe muito comum, que pode mais bem elaborado por conta desse resgate. O importante é a pessoa não fazer nenhum pagamento e não passar dado algum a estranhos. O correto é, se for ligação, desligar o telefone imediatamente”, recomenda.

Portal

O endereço eletrônico criado pelo Banco Central para a consulta dos valores disponíveis é valoresareceber.bcb.gov.br. Um resumo com o passo a passo para consultar e sacar os valores está disponível nas redes sociais do Procon. (Imagem ilustrativa internet).

 

 

 

Botão Voltar ao topo