Profissionais da Santa Casa participam de novo encontro do programa de Regionalização da Saúde
Ato foi organizado pelo Governo do Estado, DRS XI Marília envolvendo toda rede de saúde SUS da região
Na segunda-feira (9) da semana passada ocorreu em Marília, na sede do Departamento Regional de Saúde – DRS – IX Marília, mais uma etapa da Regionalização da Saúde. Representaram a Santa Casa de Assis na gestão ambulatorial – AME Assis a gerente Andreia de Camargo Souza e o gestor do setor de regulação Guilherme Alves Medeiros e na hospitalar o coordenador Assistencial Edmar Luis de Oliveira e a coordenadora de Tecnologia da Informação e Dados Andresa Felix Bomtempo.
As oficinas de Regionalização tem ocorrido desde 2023. Inicialmente o objetivo é pactuar os procedimentos que cada região necessitava, de forma compartilhada com todos os municípios, permitindo a otimização dos recursos provenientes da nova Tabela SUS Paulista.
Neste encontro o tema tratado foi o Programa Mais Acesso a Especialistas – PMAE, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde – AES. Também chamado de Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada, o PMAE é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde – PNAES, para agilizar e desburocratizar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária, por exemplo a Equipe de Saúde da Família.
Segundo informações do site da Secretaria de Estado da Saúde do Estado, o programa prevê recursos financeiros para custeio dos serviços públicos e contratação da rede privada (rede complementar) na ampliação da oferta de consultas especializadas e exames diagnósticos, bem como qualificar o cuidado ao paciente no SUS.
A Santa Casa de Assis, historicamente vocacionada ao atendimento do paciente pelo Sistema Único de Saúde, nas suas gestões hospitalar e ambulatorial, tem buscado oferecer um atendimento SUS diferenciado e humanizado, sempre muito próximo da rede de saúde local e regional e atenta as demandas da população usuária dos serviços.
Para saber mais sobre o PMAE acesse www.saude.sp.gov.br ou ainda www.gov.br/saude