Relator do PLDO, Zarattini defende crescimento econômico e social do país
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional e relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO 2026) na Comissão Mista de Orçamento (CMO), participou na última quarta-feira (23) do Painel de Referência da Auditoria Operacional promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O encontro discutiu os mecanismos de despesas públicas e o financiamento por meio de recursos extraorçamentários.
Durante o painel, Zarattini destacou que o principal desafio do PLDO é garantir espaço fiscal para uma política de crescimento econômico e social. “Precisamos encontrar alternativas dentro do orçamento para alavancar o crescimento, porque é disso que o Brasil precisa neste momento”, afirmou.
Zarattini propôs a adaptação da legislação para permitir que fundos públicos sejam utilizados com transparência no desenvolvimento social e econômico. “Precisamos discutir como usar os fundos públicos, de forma legal e transparente, para ampliar os investimentos em saúde, educação e habitação. Não podemos ignorar que mais de 10 milhões de famílias ainda vivem em favelas em situação precária. Isso é inadmissível”, disse.
O painel contou com a presença do ministro Bruno Dantas, presidente do TCU; do ministro presidente do TCU, Vital do Rêgo; do ministro vice- presidente do TCU, Jorge Oliveira; do ministro do TCU, Augusto Nardes; do senador Efraim Filho, presidente da CMO; do deputado Isnaldo Bulhões, relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026; do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; além de representantes do Ministério da Fazenda, do Ministério do Planejamento, da Caixa Econômica Federal e do Banco Central.