Agronegócios
VISITA AO JAPÃO
Encerrando sua visita ao Japão, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou do Fórum Econômico Brasil-Japão ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba e de empresários dos dois países. Entre os acordos assinados entre Brasil e Japão durante a missão, destaca-se a Carta de Intenções entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão.
MEMÓRIAS RURAIS E AGENDA AGRO
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil lançou o Memórias do Brasil Rural, importante para o Brasil. Realizado na sede da CNA, em Brasília, o evento reuniu o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, o projeto é uma iniciativa da CNA, do Canal Rural e da Embrapa, com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para resgatar e preservar a história da agropecuária brasileira. No Senado Federal, foi lançada a Agenda Legislativa do Agro – CNA 2025 importante para o produtor rural e a representação política.
MERCADO DE CAPITAIS
A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) recebeu, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Barroso do Nascimento, dando continuidade ao Acordo de Cooperação Técnica firmado recentemente entre as partes. Foi um momento de fortalecer a conexão entre a mais antiga entidade nacional do agronegócio e o mercado de capitais. “Estamos celebrando mais um acordo entre a CVM e o agronegócio, olhando para todas as oportunidades disponíveis …”, enfatizou João Pedro Barroso do Nascimento.
PRODUÇÃO DE GRÃOS EM SÃO PAULO
A estimativa da produção de grãos no Estado de São Paulo na safra 2024/25 é de 11,04 milhões de toneladas, um crescimento de 23,7% em relação ao ciclo anterior. Segundo as projeções, a área plantada no estado deve ter alta de 1,8%, atingindo 2,68 milhões de hectares, com incremento de 21,5% na produtividade, avaliada em 4.126 kg/ha. Os dados são do relatório do Departamento Econômico da Faesp com base em dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
MAÇÃ E CENOURA
Os preços praticados na comercialização da maçã nos principais mercados atacadistas registraram queda de 11,84% no último mês. A diminuição ocorre diante um aumento na colheita da variedade Gala, o que resulta em uma maior oferta da fruta em diversas Centrais de Abastecimentos (Ceasas) analisadas pela Companhia Nacional de Abastecimento. Os dados estão no 3° Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia.
FRUTICULTURA
Com o objetivo de promover o crescimento internacional da fruticultura paulista, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de SP participou da abertura da Fruit Attraction SP 2025, a principal feira internacional de frutas e hortaliças da América Latina em São Paulo. “A fruticultura agrega valor, movimenta a economia, gera empregos e preserva o meio ambiente…”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
ETANOL NO JAPÃO
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) e o Instituto de Economia da Energia do Japão (IEEJ) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) para ampliar a colaboração técnica entre Brasil e Japão na agenda de biocombustíveis sustentáveis. Oficializado durante a agenda setorial realizada em linha com a visita de Estado do presidente Luiz Lula Inácio da Silva à Tóquio, o documento reforça a relevância do etanol brasileiro na transição para uma economia de baixo carbono.
DESENVOLVIMENTO
A nova fronteira do conhecimento ajudará a resolver a tensão entre a necessidade de aumentar a produtividade e conservar o meio ambiente, já que esses dois objetivos convergirão cada vez mais, disseram representantes de institutos de pesquisa e autoridades de organismos internacionais no Segundo Diálogo Regional sobre Ciência, Tecnologia e Inovação em Sistemas Agroalimentares da América Latina e do Caribe. (Com informações de assessorias)
Mauricio Picazo Galhardo é jornalista